segunda-feira, 29 de abril de 2013

o snack mais dietético de sempre

...e é delicioso! Bem, pelo menos para mim, que adoro isto:

Palitos de aipo com dip de queijo
A inspiração veio de um dia em que estávamos os dois com pouca paciência para cozinhar e mandámos vir para casa uma refeição do restaurante prego gourmet - para quem não conhece, são pregos tradicionais de carne (mas também há de salmão, o que costumo pedir :)), no prato ou no pão, mas com uns acompanhamentos originais. Um deles era constituído por palitos de aipo e cenoura com molho de blue cheese. Como adoramos experimentar coisas fora do comum mandámos vir e assim começou toda uma relação de amor com o aipo, que nunca tinha comido e adorei! É fresquinho, ligeiramente amargo - lembra aquelas flores amarelas cujos caules costumávamos trincar em crianças, sabem? -e sumarento. Com o molho de blue cheese do restaurante, fica do céu. Ontem decidi recriar o petisco, numa versão light, substituindo o blue cheese por queijo magro. E assim foi, preparei e ficou óptimo. Um lanche diferente e muito leve e rápido de fazer! Fica a receita.

Ingredientes:
- Um talo de aipo;
- Um triângulo vaca que ri light;
- Água q.b.;
- Pimenta preta q.b.;
- Orégãos q.b.

Preparação:
- Com uma faca, cortar o talo de aipo em palitos e colocar numa taça de sobremesa ou sopa;
- Numa tacinha ou molheira pequena, derreter um triângulo de queijo vaca que ri light no microondas com um bocadinho de água;
- Temperar o molho com pimenta preta e orégãos a gosto.

Et voilá, é só petiscar, molhando os palitos no queijo enquanto fazem qualquer coisa domingueira e preguiçosa como ler o jornal ou ver filmes de domingo à tarde ;)

Quanto ao fim-de-semana, não tendo sido perfeito, podia ter sido bem mais trágico. O trágico foi o resultado - depois de tanto me aguentar, não perdi nem um grama :(

Sábado ao almoço um familiar fazia anos e fomos fora. Comi uma mini fatia de pão escuro com paté de atum das entradas (nunca como couvert, mas era muito tarde e estava esganadinha) e escolhi para almoço salmão com risotto de coentros - estava muito bom, sobretudo o risotto que sabia mesmo a queijinho. Não comi sobremesa, ao contrário de todos e bebi água e café. Podia ter sido muito pior.

O jantar de Sábado foi em casa de amigos, com um grupo grande e animado e foi muito divertido. No entanto, o menu era de tapas serranas (estão a ver queijo da serra, chouriço e paio, bom vinho, bom pãozinho, bolo e doce? Era assim.), tudo coisas que não posso comer, pelo que avisei os meus anfitriões, bebi um batido antes de ir e lá fomos socializar. Resisti a tudo estoicamente, só comi uma pequeníssima fatia de bolo e umas tostinhas sem nada e bebi coca-cola zero. Impressionante, acho eu, modéstia à parte :) O truque é relativamente simples: temos que pensar "porque é que eu vou a determinado evento/festa/convívio? Vou para comer ou para passar um bom bocado com os meus amigos/família?" A resposta será sempre (em princípio LOL) a segunda, pelo que passa tudo por um processo de auto-convencimento. 

Domingo acordámos com desejo de chinês e, depois de um pequeno-almoço comum, lá fomos nós - temos um chinês óptimo e que está sempre cheio, pelo que deve respeitar todas as normas de higiene da ASAE, perto de casa. Não comi crepe e dividi um pato à pequim e uma galinha com amêndoa com Mon Chéri, a acompanhar com arroz chau chau. A sobremesa foi um bocado pecaminosa, há um gelado no chinês que ambos adoramos, uma bola de nata envolvida por uma massa frita com rum, sabem qual é? É maravilhoso. Mon Chéri pediu e eu "comi um bocadinho" - para aí 1/3. O lanche foi o snack que viram e o jantar super leve, sopa acabada de fazer, puré de brócolos e um iogurte magro.

Posto isto e fazendo o balanço, as únicas asneiras que fiz foram bem pequenas (fatia de pão com paté,  fatia de bolo sem creme e 1/3 de gelado frito com rum), tendo-me portado bem o resto do tempo. Será suficiente para não perder nada, nada, nada? Aparentemente sim...Hoje é dia de voltar à rotina, e já estou a tratar disso.

XOXO


1 comentário: