sexta-feira, 20 de setembro de 2013

overnight oats - um pequeno almoço que enche até às duas da tarde


Ou então assim me pareceu quando de manhã estava a comer isto:

overnight oats - delícia delícia assim você me mata
Não eram as duas taças para mim, claro :) Era uma para mim, outra para Mon Chéri. Os overnight oats (significa, literalmente, "aveia da noite para o dia") estão na moda, e percebe-se porquê. São deliciosos e saudáveis! 

Eu já adoro papas de aveia no inverno, quentinhas, com leite magro, canela e frutas de inverno - maçãs, mirtilos, framboesas...então decidi experimentar esta versão em que não se cozinham os flocos, mas se preparam de véspera, envolvendo-os em iogurte e fruta à escolha e se deixam no frigorífico até de manhã. A aveia absorve a humidade do iogurte e o sabor da fruta durante e noite.

É um pequeno almoço cheio de fibras, vitaminas e com poucas calorias - cada taça terá entre 200 e 250 kcal - muito saudável, saciante e saboroso. 

Há quem use leite além do iogurte para dar uma consistência mais líquida, mas eu, como não usei iogurte grego - que é mais calórico, usei magro mesmo - desta vez não adicionei leite. Para a próxima adiciono e conto como ficou.

Pode-se fazer este pequeno-almoço numa infinidade de sabores - tudo depende da fruta e se escolherem um iogurte também com sabor fica ainda mais rico. Os que fiz hoje levavam iogurte magro de frutos vermelhos e sumarentas nectarinas. Receita (para 1 dose, para mais é só dobrar):

- 1/2 chávena de flocos de aveia;
- 1 iogurte magro natural ou com sabor/pedaços de que gostem;
- fruta à escolha q.b. (se for uma fruta grande, como nectarina ou maçã, 1 peça);
- 1 colher de sobremesa de mel (ou outro adoçante à escolha, pode ser açúcar amarelo ou adoçantes - mas com estes últimos duvido que fique tão bom);
- 1 pitada de canela.

Envolver bem tudo numa taça ou potinho. Tapar com tampa ou película aderente e deixar no frigorífico durante a noite. De manhã é só abrir e deliciar-se!

Se fizer a mais, nada de preocupações, guardam-se muito bem no frigorífico durante uns dias!

Mais ideias para receitas de overnight oats aqui.

Boa Sexta-feira!!

6 comentários:

  1. pode fazer-se mesmo só com leite ;)
    eu coloco apenas leite e flocos de aveia e fica ok.
    por vezes ponho também uma casca de limão e canela e outras vezes sementes de chia.
    quando vou comer adiciono então a fruta, ou então como simples. delicioso e simples ;)
    rafaela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rafaela! Obrigada pelo comment :) então mas se for só com leite são papas de aveia normais, certo? Eu também faço assim no inverno e como-as quentinhas yummi :) acho que os overnight oats devem ter uma textura mais "grossa" se me faço entender. Com sementes de chia também fica muito bom!

      Eliminar
    2. Olá novamente :)
      overnight porque se fazem durante a noite, consequentemente são feitas sem lume...
      e sim, se fizeres só com leite fica idêntico às "normais" mas com a vantagem de não precisares de fogão e mais indicadas para comer frias.
      também ficam bem cremosas. No inverno faço igual, deixo-as no frigorífico de um dia para o outro e de manhã aqueço-as no microondas ;)

      Eliminar
    3. Obrigada pela dica, hei-de experimentar fazer assim só com leite e overnight para aquecer no dia seguinte - já me apetecia para o lanche ;)

      Eliminar
  2. Tenho lido sobre essas receitas e as opiniões são sempre favoráveis, tenho mesmo que experimentar, ainda não o fiz porque não gosto muito de aveia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosinha! obrigada por passar por aqui. pois é, para fazer estas receitas convém gostar de aveia ;) mas mesmo que não goste aconselho fazer um bocadinho e experimentar, pois fica realmente delicioso...

      Eliminar