domingo, 24 de fevereiro de 2013

IM.PRES.SIO.NAN.TE - das nossas crianças


Isto é serviço público - aconselho mesmo a todos a visualização e a reflexão sobre o tema.


(ou, se o vosso PC for jarreta como este meu, vejam no youtube, aqui)

Gente, isto é uma questão que me preocupa todos, mas mesmo todos os dias. Quando tiver filhos, como vou fazer? Certamente terão tendência para engordar, já que a minha também é genética (vem do lado da família do meu pai, que embora fosse magro em adulto, foi uma criança e jovem gordinho, e a tendência passou para mim e para o meu irmão). Penso que enquanto forem pequeninos e não tiverem noção de guloseimas - que farei questão de não lhes apresentar enquanto o puder evitar - vai ser relativamente fácil, mas e depois, na pré-primária, na escola e, pior, quando começarem a ter a sua própria mesadita, no ciclo?

Lembro-me da minha mãe, quando eu era criança, nos late 80's early 90's, se angustiar imenso quando me mandava na lancheira saudáveis sandes e frutas, que eu trocava com os outros miúdos por bollycaos e biscoitos (sempre me perguntei quem seriam aqueles miúdos, que na altura achava parvos, mas hoje acho que eles é que sabiam, que trocavam os lanches açucarados que os pais lhes mandavam pelo saudável e consciente conteúdo da minha lancheira). A partir do 5.º ano então era uma miséria - tinha a minha semanada para gerir e não havia dia em que, no intervalo grande das aulas, não fosse ao bar comprar um enorme bolo. Ou um chocolate. Ou ambos. Em frente à escola em que andei do 5.º ao 9.º ano havia três "papelarias", que competiam entre si na quantidade e variedade de gomas, balas e rebuçados que vendiam aos miúdos. 

Não quero que os meus filhos sejam obesos, porque conheço na pele o sofrimento e os problemas que isso traz. Felizmente nunca tive qualquer doença relacionada com a obesidade, o que não me liberta de vir a ter ou de os meus filhos virem a ter. Vou fazer tudo para o evitar, inclusive mostrar-lhes este documentário, quando tiverem idade para o compreender. Resta-me esperar que a minha "lavagem cerebral" surta efeito e que as escolas de hoje tenham mais e melhor noção do que pode e não pode ser disponibilizado para crianças comerem.

E vocês, o que fazem para que os vossos miúdos não comam porcarias a toda a hora? Há muitas birras culinárias aí por casa? 

PS - Adoro o Jamie Oliver e a sua missão de educar as pessoas, sobretudo crianças e pais, ensinando-os a comer bem. A série dele relacionada com a implementação de refeições saudáveis nas escolas do Reino Unido também é impressionante - o único vegetal que aqueles miúdos conhecem é a batata...frita!

PS2 - Viram que perdi dois quilos? Estou contente!

Sem comentários:

Enviar um comentário