sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dieta do flash


Pronto. Estragou tudo. Vai-se meter numa dieta daquelas supostamente milagrosas, perder uma data de quilos, depois abandoná-la e engordar ainda mais! - não não queridos leitores. Eu conheço essa estrada (um dia não muito distante deste falo-vos dela...) e não quero voltar a percorrê-la. Falo de uma coisa diferente. Explico:

A dieta do flash não é uma dieta no estrito sentido do termo - pois não compreende a elaboração de qualquer plano alimentar, mas é uma forma de o "dietante" (esta palavra não existe) controlar o que come, colocando-se numa posição exterior ao que realmente é, designadamente uma pessoa cheia de fome prestes a atacar um prato de comida. 

Consiste em algo muito simples: antes de comer tirar sempre uma fotografia ao prato que se está prestes a atacar, olhar para a fotografia e reflectir sobre a quantidade e qualidade de alimentos que se está prestes a ingerir. Convida a uma observação externa, mais imparcial e menos emocional do que aquela que temos normalmente ao pedir um determinado prato ("que bom aspecto") ou ao elaborar qualquer refeição ou snack ("só isto não vai fazer mal").

Pesquisas dizem que a maior parte das pessoas, após observar o seu prato na fotografia, não come o seu conteúdo inteiro, pensando duas vezes na quantidade e tipo de alimentos de que necessita.

Como me parece que isto até faz sentido e se integra no conceito "reeducação alimentar" da minha dieta, vou começar a pôr a teoria em prática e colocar aqui, sempre que me lembrar, as fotos das minhas refeições. Ao almoço já me esqueci, quando me lembrei da fotografia o meu prato já não tinha muito para amostra. Mas até fui uma linda menina, as espetadas de frango e ananás vinham enroladas em presunto e aqui a yours truly o que fez? Tirou o presunto e comeu o franguinho e o ananás, com duas colheres de arroz, cenoura ralada e beterraba. Ah pois é :)


Fica aqui então o pequeno almoço de hoje:



É favor ignorar a trinca que já tinha dado no pão com fiambre quando me lembrei de fotografar

O meu pequeno-almoço aos dias de semana é sempre muito simples e rápido, até porque gosto de sair cedo e não tenho tempo a perder em comezainas. No entanto é uma refeição que faço sempre, mesmo que não tenha muita fome.

A base é esta: uma fatia de pão (ou duas se forem mais pequenas) escuro - de cereais, centeio, integral, etc. -, torrado ou não com um pouco de becel pro-activ (evito manteiga mesmo magra, já que a gordura vegetal é sempre preferível e gosto do sabor desta becel) e 2 fatias de fiambre de aves OU queijo magro OU requeijão magro OU queijo fresco + chá de limão + café (sempre e sem açúcar).

Sobre o chá de limão: não é mesmo chá. É agua quente com uma rodela de limão espremida lá para dentro - uma espécie de carioca de limão grande. Li algures que beber isto em jejum é muito bom e desintoxicante, pelo que comecei a fazer, habituei-me e gosto bastante. Bebo todos os dias, em vez de leite (magro) que era o que bebia antes.

Mais sobre a "dieta do flash" e histórias inspiradoras (como a da Larissa Bertani, a moça brasileira autora do blog "meu emagrecimento" que podem encontrar nos blogs que sigo, ao lado) aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário