quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A gordinha bonita

Kailee O'Sullivan, plus size model

Quem já sofreu este drama levante a mão! - eu de mão no ar, em modo mau feitio.

Têm 16 anos, estão numa loja de roupa/perfumaria/spa e a funcionária para vocês: "Ai, é tão bonita! Já pensou como ficava ainda mais se perdesse uns quilinhos?"

Vão no cortejo da Queima das Fitas, uma desconhecida na assistência: "Oh que pena, mas que grande pena uma cara tão bonita e o corpo estraga tudo" (sim, aconteceu).

Começaram a trabalhar há uns meses e uma colega mais velha com quem não têm confiança: "Tens que perder peso, com uma cara tão linda..."

Monitor no ginásio: "Tanta chicha para uma cara tão engraçada, vamos lá a perder isso!"

Amigo dos pais: "A Nut-ella tem que emagrecer, é que a juventude leva a beleza e a partir de uma certa idade é o corpo que conta."

Mas que raio?? Então por ter, alegadamente, um palminho de cara, temos o dever acrescido de ser todas bouas? Estamos como que a desperdiçar a nossa radiante beleza facial num corpo com pneus e celulite? Uma coisa não conta se não for associada a outra? Andam praí a dizer aos trambolhos de corpo jeitoso que com aquele corpaço deviam ir à faca arranjar a cara? E o que é que vocês, desconhecidos ou pessoas de pouca confiança connosco, têm a ver com isso?!

Eu acredito que a intenção até seja boa - de motivar a ficar ainda melhor -, mas o efeito é exactamente o contrário, uma pessoa fica com a auto-estima arrasada, a sentir-se mal com o que é e com o que os outros pensam de si. Além do que a eficácia do comentário é mínima: se alguém decide emagrecer será nos seus próprios termos e pelos seus próprios motivos, não por algum comentário mais ou menos maldoso.

Não percebem que toda a gente tem os seus pontos fortes e fracos, sendo bonita e única à sua própria maneira?

Mesmo que umas belezas sejam mais óbvias que outras ;)
Muaahh para todos!

2 comentários:

  1. ai, como eu te entendo... mas, olha, até tem graça :D
    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, sempre é melhor que dizerem "ai credo, que gorda e feeeiiaaaaaaaa" LOL beijinhos

      Eliminar