quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

88

O número na balança abateu-se sobre mim sem qualquer pré-aviso. Meço 1,59 metros e nunca pesei tanto. O meu IMC diz que tenho obesidade de Grau I, ali pouco antes limite do Grau II, e eu não gosto. É a única coisa na minha vida que gostaria realmente de mudar (bom, também gostava de ganhar o euromilhões, mas perder peso parece-me, apesar de tudo, mais realista). Vou fazer tudo para mudar isso e para tal conto com o apoio deste blog, que é como um diário alimentar, tirando o facto de ser público, pelo que quem entender por pertinente pode-me vir aqui dar na cabeça quando fraquejar ou encorajar-me quando tiver sucesso.

Já há cerca de duas semanas que tenho vindo a ter cuidado com a alimentação e, como resultado, perdi 1,4 quilos. Quando digo cuidado é: evitar doces e fritos, bem como batatas e hidratos de carbono muito pesados à noite. Mas tudo isto com muita batota e pensamento na onda do "fins-de-semana não contam".

De maneira que a partir de hoje vou ser séria comigo própria nisto das dietas. Pois mais do que com os outros, importa sermos sinceros e verdadeiros connosco, diagnosticar o que está mal e trabalhar no duro para o melhorar.

O método será a reeducação alimentar. Não digo que uma vez ou outra não experimente a dieta X ou Y, mas serão situações esporádicas, para variar, pois já fiz todas as dietas do universo e sei que a que melhor resulta é aquela que não é encarada como uma dieta, mas como uma mudança do estilo de vida. É a cartilha que todos conhecem, já que para a perda de peso não há milagres:

- Comer 6 vezes ao dia, pouco de cada vez. O que prefiro fazer é pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche I, lanche II e jantar. Há quem prefira fazer só um lanche e depois cear, mas como a minha maior altura de fome é a tarde, sobretudo quando chego a casa do trabalho, prefiro fazer dois lanches mais pequenos em vez de enfardar pão e tostas como se não houvesse amanhã;

- Evitar ao máximo doces, fritos e refrigerantes - decidi conceder a mim própria uma asneira semanal. Mas não é um dia inteiro de asneiras, nem sequer uma refeição inteira de asneiras (bye bye amado brunch), mas UMA asneira: uma sobremesa OU um chocolate OU um bolo OU uma massa com molho OU uma pizza OU um risotto (o que é isto das comidas italianas???), enfim, estão a perceber o esquema.

- Não comer hidratos de carbono depois das 19:00 horas - vai ser um desafio.

E é assim tão simples. Querem apostar como, se cumprir isto à risca, perco infalivelmente os 30 quilos até 15 de Setembro de 2013? É um quilo por semana...nada de especial, certo? Bora lá, 3, 2, 1..........GO!!

Sem comentários:

Enviar um comentário