quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Do ginásio - uma vida de desporto, ou não.

Enquanto criança e verdadeira filha dos anos 80 que fui sempre tive direito a tudo de bom e do melhor, à custa do enorme esforço e trabalho da minha Mãe, que é a melhor do mundo e arredores :) Isso incluía uma panóplia de actividades extracurriculares, onde entrava também o desporto. Embora sempre tenha sido uma criança rechonchuda e preguiçosa para esforços físicos, fiz muitos anos natação, ténis durante algum tempo, para além da educação física na escola e correrias no recreio. Gostava imenso de patinar com patins em linha (a beleza dos 90's...) e aproveitava que tínhamos um terraço grande em casa para fazer isso.

Já mais velhinha, desde a adolescência até entrar na faculdade, descobri a aeróbica e comecei a fazer ginásio - aeróbica e localizada 2/3 vezes por semana.

Quando me tornei numa despreocupada estudante universitária foi o verdadeiro pico da maluquinha do ginásio, no último ano encontrei um na minha cidade que adorava e onde ia praticamente todos os dias - e às vezes ficava lá umas 3 horas! Descobri o spinning e o RPM, em que me viciei. Fazia pilates, fazia elíptica e bicicleta, fazia máquinas e de vez em quando daquelas aulas tipo de dança. O peso andava ali entre os 72-74 quilos e eu toda rija e torneada ;)

Depois comecei a trabalhar, vim para Lisboa e entre a adaptação à nova vida cansativa de trabalhadora, a uma nova cidade onde tudo era longe (e onde, no primeiro ano, não tive carro), enfim a uma realidade completamente diferente, esvaíram-se a energia e a vontade para ir ao ginásio. Engordei e "gelatinifiquei" - acabo de inventar este verbo aplicável às coisas que, como as minhas coxas e barriga, se transformaram em gelatina.

Entretanto adaptei-me à cidade, mudei de trabalho para um que me faz mais feliz (ajuda muito), estabilizei em Lisboa depois de uns tempos a andar por aí saltitando de sítio em sítio e - muitíssimo importante - conheci Mon Chéri! Ter um Amor e um Amor assim sem fim como é o nosso, faz-nos querer sentir bonitas e atraentes para a nossa cara metade. Comecei a cuidar mais de mim e, embora tenha engordado uns quilitos de namoro e casamento - pois como já expliquei somos uma equipa perigosa que adora comer bem! - a vontade de ficar em forma foi ganhando vida e o bichinho do exercício voltou a aparecer..comecei a dar passeios maiores com Cão - o que continuo a fazer - a ir ao jardim de ténis para correr um pouco com ele, enfim, a ser mais activa.

Mon Chéri inscreveu-se no ginásio e andava a insistir comigo há uns tempos para me juntar a ele - mas não me sentia pronta para esse grande passo! Até ao dia. Vim de férias e tive um momento "agora ou nunca" - peguei no computador e inscrevi-me! A escolha não foi difícil para mim porque fui para o Fitness Hut*, em que Mon Chéri já andava e do qual me dissera bem, mas tivesse eu visto outras alternativas e acho que escolheria o mesmo. 

Primeiro é low cost, o que importa e muito nos tempos que correm! E é mesmo low cost, não é daqueles que dizem que são low cost mas depois têm uma data de extras. A minha modalidade é a mais cara, pois as horas que tenho disponíveis para o exercício são as que toda a gente tem, interessava-me ter acesso às aulas e não só às máquinas, bem como poder ir a qualquer clube da rede. E ainda assim, não chego a pagar 35€/mês. Bom, não? Só temos que levar, além do nosso equipamento e toalha, um cadeado para o nosso cacifo - o meu é do chinês, claro ;) - e vontade de suar!

As aulas são super diversificadas e com bons horários, as instalações novas e muito limpas, as máquinas modernas e de qualidade - os equipamentos de cardio como elípticas, bicicletas e passadeiras até têm um adaptador para iPod, que finesse ;) - os instrutores simpáticos e disponíveis, enfim, não podia estar mais contente.

Pessoalmente, prefiro aulas a máquinas, porque sinto sempre que queimo mais gordurinhas ali com alguém a puxar por mim e a vigiar se não faço batota :) Além disso, eu quero perder massa gorda e ganhar tonificação, mas sem inchar os músculos, pelo que não estou ali para "puxar ferro". Apesar disso, sempre que vou fazer uma aula "cardio" como RPM, faço uns exercícios de abdominais, pernas e peito e quando vou fazer aulas de tonificação, como 3B, faço 20 minutos numa máquina "cardio" como elíptica ou bicicleta. Assim tenho sempre um exercício completo!

Assim que pude, voltei logo ao RPM e ao Spinning (acho que a diferença é só a marca das aulas, porque ambas são muito intensas, esforçadas, queimam calorias que se fartam e no final fica-se com uma sensação de bem estar incrível). Já fiz também uma aula de 3B (Bum Bum Brasil - melhor nome de sempre) especialmente feita para tonificar glúteos, coxas e abdominais, combatendo a celulite, que adorei e conto agora fazer pelo menos uma vez por semana, idealmente duas.

Fiz uma aula de Step, que é sempre divertido e enérgico, e quero muito experimentar o Sh'bam, que é de dança. Existem ainda a cada hora umas aulas de 10 minutos de "Abs Moves", especialmente dedicadas aos abdominais, muuuuito intensas e que me deixaram dolorosas recordações durante vários dias :)

É extremamente satisfatório ir ao ginásio. Na primeira sessão de Abs Moves não consegui fazer quase nada, fora de forma que estava. Na aula de ontem já fiz tudo. A sensação de bem-estar e "dever cumprido" quando se acaba o treino é maravilhosa. Suar o stress do dia-a-dia em vez de ir para casa cansada e cheia de fome é uma bela troca. Olhar ao espelho e ver que, passadas três semanas e ainda que sem grande perda de peso, está tudo mais concentrado e rijo, é óptimo. E a celulite, que quase desapareceu? :)))) Aconselho vivamente que se motivem, se inscrevam, encontrem uma ou duas modalidades de que gostem e se comprometam a ir pelo menos 3 vezes por semana. Vão ver que vale e muito a pena!!

Mais sobre o ginásio onde ando, onde poderão encontrar a explicação de cada modalidade aqui.

Um bom dia para tod@s!

* Juro que o ginásio não me pagou para fazer este post (I wish...), na verdade estou mesmo satisfeita e acho que é serviço público falar sobre exercício num blog de boa forma. Dizem que não há melhor publicidade que um cliente satisfeito e é verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário