terça-feira, 24 de setembro de 2013

bebida detox


Bom dia queridas leitoras e ao ocasional senhor leitor que por aqui passar também!

Hoje venho falar de uma dica que me foi dada por uma nutricionista há já bastante tempo e que tenho vindo a apurar com as pesquisas na net e nas minhas viagens.

Trata-se de todas as manhãs, em jejum, beber um copo de água quente com limão e pedacinhos de gengibre.

ritual de todas as manhãs: água quente com limão e gengibre
O gengibre tem que ser em raíz e não moído. Encontrarão raíz de gengibre em qualquer hipermercado. 

Esta bebida é um poderoso desontoxicante, uma vez que o limão tem propriedades antioxidantes e digestivas, ao passo que o gengibre é termogénico, o que significa que aumenta a temperatura do corpo e, consequentemente, potencia a queima de calorias. Se em vez de água quente se utilizar chá verde (sem açúcar, pois claro) ainda é melhor, pois este último tem propriedades diuréticas, potenciando o efeito detox. Eu é que nem sempre me lembro de o fazer :)

No Vietname, onde a maior parte da população é magrinha, usam e abusam do "vietnamese ice tea", que mais não é do que chá verde forte e gelado com muito limão e gengibre - depois eles acrescentam açúcar ou mel e fica delicioso, mas isso agora não interessa nada.

Assim, para quando se sentirem inchadas, tiverem abusado das gorduras ou do álcool no dia anterior ou simplesmente como um ritual "detox" diário, esta bebida, que ainda por cima é saborosa, é um pequeno segredo. 

Não esperem milagres: se fizerem e tomarem a bebida "detox" todos os dias e depois não tiverem cuidado com a alimentação não vão simplesmente emagrecer - já tenho visto o contrário escrito por aí, mas de experiência própria vos digo que é falso. A bebida é uma ajuda e todas as pequenas ajudas são preciosas, não é assim?

Tenham um dia feliz!

PS - Devem notar que não tenho perdido muito peso - um quilo e picos nestas duas semanas. Mas digo-vos que o meu corpo está muito diferente por causa do ginásio. Perdi muito volume, imensa celulite e sinto tudo mais rijo e tonificado. De acordo com a minha balança maléfica também perdi quase 10% de massa gorda. Quando se faz exercício físico a perda de peso é mais lenta - porque a massa muscular que se ganha é mais pesada que a gordura que se perde - mas é mais saudável. Queria muito tirar as medidas, que tenho a certeza que estão diferentes, mas perdi a minha fita métrica! Cabeça de alho chocho...

Sem comentários:

Enviar um comentário