sexta-feira, 19 de abril de 2013

então e a cremalheira?

Não, não estou a falar dos vossos dentinhos :) Refiro-me aos cremes que todas usamos ou já usámos alguma vez para combater a malvada celulite, ou pele casca de laranja como é conhecida, nas zonas mais problemáticas do corpo - barriga, ancas, coxas e glúteos.

Antes de mais, o que é afinal a celulite, fenómeno que ataca tanto mulheres gordas como magras em todo o mundo? 

celulite é um problema que afecta cerca de 80% das mulheres e caracteriza-se principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja ou de colchão. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso

O aparecimento da celulite depende de vários factores:
  • predisposição genética familiar;
  • factores hormonais (ex.: ingestão de pílulas anticoncepcionais);
  • alimentação (relacionado ao consumo de leite e derivados que agravam o quadro);
  • vida sedentária (má circulação sanguínea).


Mesmo que seja considerada uma doença de pouca implicação clínica, sendo que alguns médicos nem sequer a consideram como uma doença, a celulite traz grandes preocupações estéticas às mulheres, muitas vezes levando a constrangimentos quando são usados trajes curtos ou de banho.
O médico que realiza a avaliação da celulite é geralmente o dermatologista. O diagnóstico da celulite é dividido em graus:
  • grau 0: Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações, mas não covinhas ou depressões;
  • grau 1: Sem ondulações e irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações e também covinhas e depressões;
  • grau 2: Ondulações, rugosidades, depressões e covas espontaneamente se fica de pé, mas não deitada;
  • grau 3: Ondulações, rugosidades e covinhas estão presentes mesmo deitado.
Em casos graves e avançados podem aparecer nódulos e endurecimento da pele.


As formais mais comuns e eficazes de tratamento e prevenção da celulite são o uso de cremes específicos, a realização de tratamentos como massagens, drenagem, infravermelhos, endermologia, radiofrequência e afins, a ausência de hábitos tabágicos ou de consumo de estupefacientes, a ingestão de muita água, e, claro, uma alimentação saudável, pobre em sal e gorduras e a realização de exercício físico (sobretudo para quem tem um trabalho sedentário).

Hoje falamos de cremes. Os cremes anti-celulíticos não fazem milagres, mas podem melhorar em muito o aspecto da pele infamemente atacada pela celulite. Eu tenho alguma celulite entre os graus 1 e 2 (já tive bem mais) nas ancas e um pouco nos glúteos, pelo que ao longo dos anos tenho experimentado variadíssimos cremes diários, de várias marcas e preços. No meu top estão estes:
Elancyl Cellu Slim, eficácia comprovada
Em 2.º lugar no pódio - e nem vou fazer um terceiro porque estes dois de que vou falar foram os únicos com que verdadeiramente senti resultados literalmente palpáveis :) - fica o famoso Elancyl cellu slim, um gel para espalhar diariamente nas zonas afectadas, que mostra efeitos muito satisfatórios a partir de 1 a 2 semanas de aplicação. Em termos de preço é de gama média-alta - portanto caro - e a embalagem acaba muito rapidamente, não tem grande rentabilidade. No entanto, nota-se uma verdadeira redução do aspecto casca de laranja e, se aplicado com tempo e paciência, como manda a sapatilha, até do volume.

Em primeiríssimo lugar e sem margem para dúvidas, temos (ouvem os tambores rufar?) nem mais nem menos que...

L'oreal perfect slim - resultados excelentes a preço acessível
É verdade, o Perfect Slim da L'oreal, que podem encontrar nas prateleiras das grandes superfícies a um preço acessível (penso que anda perto dos €15,00 por embalagem) é para mim o grande vencedor. Usado diariamente, nota-se desde logo uma diminuição da pele casca de laranja e maior tonificação, e uma embalagem rende imenso - mais de dois meses. É por isso imbatível na relação qualidade-preço, e é o creme anti-celulítico que utilizo diariamente. Atenção porque agora há um novo, que tem uma acção 5 em 1, ou coisa parecida (reafirmante, etc.), que não acho tão bom. Se calhar, como tem outros componentes, os anti-celulíticos não estão tão presentes. O melhor é mesmo o original, este verdinho. 

Importante é dizer que nenhum dos efeitos dos cremes anti-celulite, ou sequer dos tratamentos de estética para o mesmo efeito, é permanente! Portanto para combater a celulite malvada nada como aliar aos cremes hábitos saudáveis, alimentação pobre em sal, açúcar e gorduras, pouco álcool, zero tabaco, muita (MUITA) água e mexer o rabo do sofá!

Desta é que é, um óptimo fim-de-semana para tod@s!

13 comentários:

  1. Eu sou gordinha, mas não sofro muito desse problema :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Carla! Um verdadeiro privilégio :) A minha não é das piores, mas que lá está, está...lol

      Eliminar
  2. nunca usei desses cremes nem tenho celulite visível a olho nu (mas tenho). mas tenho um "furinho" na nádega que parece que insiste em lá morar por mais exercício e cuidado que tenha com a alimentação... chiça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CS, que sorte não teres celulite a olho nu! Também tenho um furinho cruel, mas na anca. hehehe

      Eliminar
  3. O leite agrava a celulite? Não fazia ideia. Logo eu que adoro leite. Enfim, um copinho por dia não deve de fazer mal. Quando emagreço, fico com mais celulite, não percebo porquê... :/ Estou a pensar investir num creme, mas não quero gastar muito dinheiro, por isso gostei da dica desse da L'oreal. Também me falaram muito bem de um da marca Anadia, tenho de ir averiguar.
    beijinho* e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! A questão do leite é o que consta da wikipedia e de vários artigos que pesquisei para fazer este post, mas sinceramente nunca notei que agravasse a celulite. E eu bebo leite, como iogurtes e queijo, embora sempre magros. Penso que as versões não magras farão pior, o que faz sentido atendendo a que têm muito mais gordura. Quanto a notar-se mais a celulite quando emagreces é natural, acho que com toda a gente acontece isso (a menos que faça muito desporto) e deve-se a duas coisas: primeiro a celulite é muito mais resistente do que a gordura normal e por isso quando esta última desaparece a outra, que só sai com cremes, tratamentos e exercício, fica lá a dar um ar da sua graça; depois porque quando emagrecemos a pele perde firmeza e nota-se mais o aspecto casca de laranja numa pele mais flácida do que numa firme. O Perfect Slim da L'oreal é o meu conselho, mas não conheço o Anadia. Obrigada pelo teu comment que ainda me deu oportunidade de acrescentar umas informações sobre o assunto :) Bom fim-de-semana!

      Eliminar
  4. Obrigado por este post sobre a nossa odiada amiga : celulite, para que te queremos? :)

    Beijinhoooos* :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para nada de nada, há que eliminá-la ;) Sempre às ordens!! Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá!! To tentando encontrar o Perfect Slim da L'oreal, mas não achei ainda igualzinho a esse da foto que vc postou. Encontrei dois cremes diferentes, para dia e para noite, vc aplica 1 ou 2 vezes ao dia?? No meu caso, prefiro passar a noite, porque de manhã dificilmente tenho tempo...esse do link abaixo é o mesmo que você recomendou?

    http://www.dermaclick.com.br/corpo/954-perfect-slim-gel-noite-loreal-paris.html

    Obrigada pelas dicas ;) beijoss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla! Antes de mais, desculpa estar a demorar tanto a responder, mas tenho andado ausente! O perfect slim aqui em Portugal tem uma embalagem nova, mais azulada, mas parecida com a antiga. Já notei que no Brasil as embalagens são diferentes. Eu já usei o da noite (que é o azul escuro que puseste aqui no link), mas honestamente não o achei tão bom como o do dia, que passo a seguir ao banho, demoro 2 minutos (nem tanto) e como seca logo visto-me sem ter que esperar que absorva. Penso que o equivalente ao que uso é este: http://www.dermaclick.com.br/corpo/953-perfect-slim-gel-loreal-paris.html

      Sempre às ordens :) Boa sorte!

      Eliminar
  6. Olá! Já usei o creme da L´oreal que falaste e adorei, só que ultimamente parece ter desaparecido dos hipermercados, sabes onde o posso encontrar?

    ResponderEliminar
  7. Olá, já usei esse creme que falaste da L´oreal mas agora parece ter desaparecido dos hipermercados, sabes onde o posso encontrar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel! Desculpa a demora na resposta, mas sim, tens razão, tem sido cada vez mais difícil encontrar o creme! Ainda assim às vezes aparece nos hipermercados maiores e tem uma nova embalagem de cor azul.

      Eliminar