sexta-feira, 18 de outubro de 2013

(uma espécie de) brownies lev e outras histórias

As gulosas de serviço, como eu, sabem que nem sempre é fácil manter um regime de perda de peso devido à dificuldade que dá pelo nome de "desejo de um docinho". Nas suas formas mais graves pode assumir as vestes de "chocoólica anónima" ou ainda "monstro das bolachas ao ataque". Ontem estava numa dessas moods quando cheguei a casa e só me apeteciam brownies - o que há para não gostar num bolo cheio de chocolate e avelãs, crocante por fora e molhadinho por dentro? Estava a salivar.

Mas não, não cedi. Pensei o que podia fazer com o que tinha em casa para satisfazer este desejo e inventei uma coisa, que, é certo, não é um brownie e, também é certo, não é para abusar, mas satisfez aquela ânsia com que estava.

Como sabem, eu tenho sempre em casa uns snacks e coisinhas da Lev, aquela dieta hiperproteica e hipocalórica que está na moda e da qual já falei - mas não sigo, como sabem, pois prefiro a mais lenta, mais difícil mas mais eficaz e permanente reeducação alimentar pura e dura. Eu não defendo estas dietas ditas "milagrosas", mas a verdade é que a Lev, como é muito variada, tem algumas coisas que podem ajudar a matar estes desejos a baixo custo calórico. Uma das coisas que tinha era a mousse de chocolate e com essa base inventei a seguinte receita - para 6 bolachas grandes:

- Preparar mousse de chocolate Lev (99 cal. por dose) de acordo com as instruções do pacote e deitar numa tacinha. Juntar 2 colheres de sopa rasas de maisena (cerca 70 calorias), 1 colher de sopa de cacau magro (cerca de 25 calorias), 7 gotas de adoçante líquido (cerca 10 calorias), 3 colheres de sopa de leite magro (cerca 20 calorias) e três avelãs partidas em bocadinhos pequenos (cerca de 50 calorias) e mexer. Dispor no tabuleiro de forno 6 colheradas da massa e cozinhar durante 15 minutos a 200 graus. No final servir, polvilhando com adoçante em pó (cerca 5 calorias). Voilá!

Delícia que me fez esquecer para sempre os brownies a sério - NOT! Mas serviu o propósito :)
Para terem uma ideia, estes pseudo-brownies todos têm cerca de 280 calorias - não é para abusar, mas não é um drama - e a mesma quantidade de brownies a sério (6) têm nada mais nada menos que 774 calorias!

O jantar foi pior, em termos de saúde, pois se repararam estes brownies não tinham açúcar (só adoçante) nem gordura...mas à noite íamos ao cinema e a ideia era comer qualquer coisa por ali mesmo, tipo uma salada do Vitaminas. Mas Mon Chéri atrasou-se no trabalho e, como tínhamos fome, tivemos que nos socorrer de uma solução rápida de recurso, de que fujo como o diabo da cruz (embora goste bastante) porque sei que engorda, faz mal e tudo o mais...Foi mesmo o que estão a pensar. Jantei no McDonald's. Soube-me bem :) O drama. O horror. Pedi um happy meal (com queijo, não sou de ferro) e coca-cola zero. Nem gelados nem nada. No fim do filme - já não tive tempo de ver antes - fui verificar as calorias de tal repasto e sabem que mais? Um happy meal (cheeseburguer + batatas pequenas + cola zero) tem cerca de 500 calorias. Não é nem de perto tão dramático como eu pensava. Respirei fundo e olhem, segui em frente!

Fui ver o Blue Jasmine, o último filme do Woody Allen e adorei. Sou fã do realizador/escritor, das suas neuroses, comédias e fina ironia, mas também dos seus momentos mais dramáticos (gostei imenso de Matchpoint, outro dos seus filmes que cai no género dramático). Este é brilhantemente interpretado por uma Cate Blanchett (linda, elegante, frágil, delicada e completamente lixada da mona, a Blanche Dubois dos tempos modernos), que domina o filme do princípio ao fim muito bem acompanhada pelo restante elenco e, claro, pela mão do realizador ali tão presente. Gostei muito e recomendo!



Ainda ontem também fui a uma aula de Body Combat! Já tinha feito há muuuuuuuuuitos anos, mas esquecera-me como é divertido e enérgico. Passou a ser oficialmente a minha aula de Quinta-feira, pois é importante variar os treinos e não pode ser só RPM e Cycling. Hoje vou experimentar o Body Attack, que me parece uma espécie de aeróbica saltitante. Não sei se vou gostar...depois conto!

Hoje em termos alimentares tem sido exemplar - pequeno almoço de iogurte magro e 1 pequena fatia de pão integral com philadelphia de ervas, 2 bolachas de milho a meio da manhã, almoço de sushi e agora vou comer uma pêra.

Sabem que mais? É sexta-feiraaaaaaaaaaaaa :)

3 comentários:

  1. Dica - desde que despenses as batatas ou só "roubes algumas" , o big mac tem umas 500kcal. Até fiquei surpreendida :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, o principal problema são os "menus" a que normalmente se adere e os geladinhos que vêm por acréscimo etc., porque os hambúrgueres em si não são nenhuma imensidão calórica...mas também não são particularmente nutritivos, passado um bocado está-se com fome e vai-se comer outra vez...fast food é de evitar sempre, mas neste caso foi uma emergência.

      Eliminar
    2. Realmente se pensar neles como carne seca em pão não é assim tão surpreendente; as batatas é que ganham o prémio de mais calóricas. De qualquer das maneiras sabe bem ir lá de vez em quando ;) (nem é pela comida, um geladinho só). Claro que vou raramente, nem aprecio assiiim tanto, acho que fizeste bem em comer com moderação :)

      Eliminar