domingo, 13 de outubro de 2013

green smoothie

Ontem comecei o dia com um batido verde!

O dito cujo
Tenho lido bastante sobre esta bebida da moda, com propriedades saciantes e desintoxicantes, aliadas a um óptimo sabor apesar da cor :)


Apesar de recentemente estes batidos se terem tornado mais populares (com a adição de superalimentos e tudo o mais), não são algo propriamente necessário na nossa alimentação regular. No entanto, podem ser uma forma interessante e inteligente de adicionar vegetais à nossa alimentação. Especialmente para pessoas que não suportam a textura ou sabor de vegetais, que não tenham tempo de os cozinhar ou tenham dificuldades em consumi-los fora de casa. Ou até mesmo a crianças, já que o sabor docinho "disfarça" o sabor vegetal do qual as crianças não são fãs de uma forma geral.
Os batidos verdes são também uma forma fácil de consumir vegetais crus, fonte de vitaminas, minerais, fitonutrientes e antioxidantes. São fáceis de digerir, e, como são batidos e não sumos, retém a fibra das frutas e vegetais, e mantêm-no saciado durante várias horas. Mantendo-o saciado, e dado que o valor energético de cada batido não é alto, promovem o emagrecimento (aliado a um plano alimentar saudável com esse fim, claro).
O batido verde é obviamente muito saudável, já que leva apenas vegetais e frutas cruas e duas colheres de sopa de sementes. 
O meu levou (para 1,5 litros):
- 2 Mãos cheias de espinafres
- Mão cheia de agrião (coloquei porque se estava a estragar, mas é arriscado pois o agrião tem aquele sabor característico "picante" que a fruta não disfarça - eu gosto, mas não é para todos)
- Aipo
- 2 pêras
- 2 maçãs
- 1 c. sopa de sementes de linhaça e 1 c. sopa de sementes de chia
- Água q.b.
Tudo batido no liquidificador et violá! Normalmente leva também banana, que eu não pus porque não tinha, mas colocando fica muito bom, mais doce e menos "vegetal".
Perfeito para começar o dia ou depois dos treinos.
Agora vou sair a toda a velocidade para o ginásio!
Bom Domingo :)

Sem comentários:

Enviar um comentário