segunda-feira, 7 de outubro de 2013

mas os homens querem saber disto para alguma coisa?

Campanha com homens reais - porque "fofinhos" também são bonitos :)

A resposta é: sim, querem. E fazem muito bem.
Algumas marcas, como a Dove, têm-nos habituado às suas campanhas publicitárias de grande qualidade enaltecendo a beleza "real", leia-se sem photoshop nem sobrevivência à base de 3 folhas de alface por dia nem 12 horas diárias de ginásio nem mutações genéticas. 
Estas campanhas têm sido dirigidas às mulheres e entende-se porquê - historicamente, e porque vivemos até há muito pouco tempo (nalguns locais/segmentos da sociedade vive-se ainda) num mundo extremamente machista, a beleza exterior das mulheres é hipervalorizada ao passo que o seu intelecto, as suas ideias e opiniões, a sua cultura e mundividência ocupam um segundo plano, enquanto que com os homens passa-se exactamente o contrário. Quantas vezes já viram homens anafados a ocupar elevadas posições na sociedade sem que se fizesse um único comentário à sua aparência física? E com quantas mulheres de notoriedade pública viram isso acontecer? Pois. Quando uma mulher está, por exemplo, na política (já para não falar no showbusiness), o primeiro comentário vai SEMPRE para o aspecto físico e é, normalmente, de teor depreciativo: "olha que gorda", "feia que nem um trovão", "parece que se foi vestir dos cortinados" são comentários comuns e feitos, ironicamente, por outras mulheres de uma maneira geral. Quanto aos altos dignatários da nossa praça do sexo masculino, nem uma palavra...Não admira, perante este panorama de coisas, que as mulheres tenham a sua auto-estima colectiva em baixo e precisem de ser relembradas com frequência de que valem muito mais do que a sua aparência física e que são muito mais bonitas do que pensam e do que as expectativas irreais dos mundos da moda, publicidade, música, etc. as fazem sentir.

No entanto, e felizmente, isto tem vindo a mudar. Sobretudo nas camadas masculinas mais jovens (abaixo dos 40), nota-se uma crescente preocupação com o aspecto físico e com a aquisição de hábitos saudáveis. O meu homem, por exemplo, tem consciência de coisas com que os nossos pais e avós homens nunca sonharam, como por exemplo de que os fritos e os doces engordam e não convém abusar ou de que é demasiado emborcar uma garrafa de vinho e mais um whisky ao almoço só porque sim. Sabe ele que deve fazer exercício físico - e faz!foi ele que me arrastou para o ginásio :) -, gosta de ouvir que está mais magrinho - embora ele seja perfeito como é <3 - e gosta de se sentir bem consigo mesmo. Como ele, todos os meus amigos homens pensam e sentem o mesmo, alguns verbalizando mais do que outros. Também eles estão a começar a sentir a pressão social de ser "perfeito" - porque, para alguns, corpos masculinos depilados excessivamente musculados e de sobrancelhas depiladas são o que está a dar BLHACK! - e por isso foram os destinatários desta campanha com "homens reais", que achei muito engraçada. Eu confesso que prefiro os "reais" - os outros são bonitos (vá, o segundo), mas parecem Kens, na faz o mê estilo.

E vocês, notam que os vossos homens/irmãos/amigos têm estas preocupações com a estética/saúde, ao contrário das gerações anteriores?

5 comentários:

  1. Depende. O meu rapaz, por exemplo, não liga nenhuma. Um perfume e toca a andar. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, depende :) O meu é mesmo mais atento a isto das comidas, mas levá-lo às compras, por exemplo é um castigo hehehe normalmente a atenção vira-se para o que lhes começa a acontecer a partir de certa idade: se engordam começam a prestar atenção à nutrição; se ficam carecas começam a comprar ampolas etc. ainda não estão no nosso estado de cuidados preventivos ;) mas eu noto muito isto, no homem e nos amigos todos que nem são nada metrossexuais - gráçadeuz!

      Eliminar
  2. O meu não liga muito, liga no que diz respeito ao peso e a comida sim,mas quanto ao resto tenho que ser eu a cuidar dele, foi complicado introduzir certas mudanças na forma de vestir, principalmente as cores como o rosa, mas hoje ele veste e gosta porque sabe que lhe fica bem.
    Mas na minha opinião eles estão a mudar sim e a ter mais cuidado com o seu aspecto físico, e ainda bem, rs...rs...rs...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida, os homens são acda vez mais preocupados com a aparencia

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar