quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cabelo que emagrece


Tenho a cara arredondada, cortesia das bochechinhas com que a natureza me agraciou e que dificilmente, mesmo emagrecendo, desaparecerão - e ainda bem, porque eu gosto delas, têm sardas e dão-me um ar sempre jovenzinho ;)

Não é uma cara de lua cheia, mas é um tipo de face que, como aliás todos, exige alguma reflexão na hora de cortar o cabelo, já que devemos adaptar esse verdadeiro cartão de visita que é o nosso cabellón ao formato do nosso rosto e ao nosso estilo.

Assim, porque este é um blogue que versa maioritariamente sobre a perda de peso e reeducação alimentar e a maior parte das pessoas cheiinhas tende a ter uma carinha a atirar para o redondo - para além das que já a têm geneticamente, deixo-vos hoje algumas dicas para o corte a escolher tendo em atenção este tipo de rosto.

Cameron Diaz, uma carinha redonda (e laroca) famosa com um estilo médio-longo, escadeado e com franja para o lado
Mulheres que têm o rosto redondo conseguem afiná-lo com o simples uso de alguns truques. O segredo é criar a ilusão de um rosto mais longo, disfarçando as bochechas salientes e trazendo equilíbrio.

O cabelo curto encurta o rosto e engorda. O Chanel ou bob sem volume, por exemplo, é proibitivo nesses casos, a menos que seja bem repicado, pois as camadas dão volume aos fios e disfarçam a largura e forma da face. O mesmo vale para o long bob, corte que fica na altura do queixo e tem a frente levemente mais comprida.
A linda actriz brasileira Sophie Charlotte tem uma cara bem redondinha e ficou um arraso com o bob em que transformou a sua ex-longa melena, mas reparem como ela o usa com volume e caracóis nas pontas e não "colado" à cara.

O comprimento ideal para rostos cheiinhos é o médio ou longo – e quanto mais escadeado, melhor. As camadas devem começar na altura acima da linha do queixo, para emoldurar o rosto e criar volume.
Emma Stone, mais uma famosa redondinha que apostou no cabelo pelos ombros, escadeado nas pontas e com franjão de lado - gosto muito.
O franjão lateral e desfiado é o melhor amigo da mulher que deseja afinar o rosto. É uma óptima táctica para disfarçar as bochechas grandes, pois confere volume ao topo da cabeça, dando maior equilíbrio ao visual.
No entanto, evite a franja comprida e recta na altura do queixo: ela criará a impressão de corte Chanel e o efeito será justamente o oposto. O ideal é que fique na altura do nariz ou boca.
A franjinha curta e cheia, acima das sobrancelhas, é o pior look para esse tipo de rosto, pois o deixa ainda mais redondo. De evitar!
Sempre bonito quando bem cuidado é o cabelo comprido, solto da cabeça e lustroso, com madeixas escadeadas a partir das maçãs do rosto ou queixo para dar movimento.
Mila Kunis, um rosto redondo com um visual sexy, de cabelo comprido, escadeado a partir do queixo e com suaves ondas criadas com babyliss.

Giovanna Antonelli - a brasileira usa cabelos muito compridos, escadeados a partir das maçãs do rosto e com bastante volume para afinar as bochechinhas.

Também não fica bem um cabelo muito encaracolado e volumoso numa cara redonda, pois faz o efeito inverso das ondas leves - cria volume onde se quer tirar! O meu conselho se tiverem cabelos altamente encaracolados, como eu tenho é: 1) Controlar o volume com cremes de pentear e mantê-lo comprido e escadeado só em baixo; ou 2) Fazer tratamentos de controlo de volume e ondulação, como a escova progressiva - que eu faço.

Penteados
O formato do rosto também deve ser levado em conta na hora de escolher um penteado. Aposte em coques e rabos de cavalo no alto na cabeça, com mechas soltas no rosto para emoldurar as feições. A coloração do cabelo também pode influenciar na percepção dos traços. Mechas e luzes, por exemplo, ajudam a dar a impressão de profundidade, alongando o rosto.
Se você tem rosto redondo, evite os visuais chapados, muito colados à cabeça, como rabos de cavalo e coques muito puxados para trás, porque esses penteados irão salientar os traços que arredondam o rosto. 

Miley Cyrus deu um tiro ao lado - o cabelo demasiado repuxado aumenta as suas bochechas já bem redondinhas.
Ao apanhar o cabelo aposte em deixar madeixas soltas e um aspecto mais natural, como Selena Gomez fez nesta ocasião. Um meio apanhado, com parte do cabelo para cima e o resto solto - como usou Kate Middleton no dia do seu casamento - também vai muito bem em caras redondas, como é a dela.
Cá está.
Como vêem, as caras redondas são bastante versáteis e permitem vários estilos e penteados diferentes. Apenas há que ter em mente algumas regras de ouro. Recapitulando:

- NÃO ao cabelo muito curto acima do queixo;
- NÃO às franjas curtas;
- NÃO ao cabelo sem nenhum volume ou todo puxado para trás;
- NÃO ao cabelo todo recto, sem escadear pelo menos dos lados do rosto e idealmente atrás também;
- NÃO ao cabelo totalmente escorrido ou muito encaracolado.

- SIM aos cabelos médios e longos;
- SIM à ligeira ondulação ou lisos com volume;
- SIM às camadas;
- SIM às franjas compridas e desfiadas, sobretudo de lado;
- SIM aos apanhados naturais, com madeixas a emoldurar o rosto.

Finalmente, uma mudança de look da redondinha famosa mais gira que aí anda (a minha querida JLaw), que eu adorei e fui copiar agora no início do Outono quando me apeteceu mudar de look, até porque tinha um corte semelhante ao dela antes!

De um corte comprido e escadeado a partir do pescoço para um médio super moderno, pelos ombros, todo escadeado e com franja de lado.
Eu cá estou muito contente com o meu novo look ;)

POST UPDATE: Então e num post recheado de beldades internacionais, esqueci-me das portuguesas? E com moças tão bonitas que por aí andam? Pois têm razão e por isso mesmo aqui fica o exemplo de uma actriz com quem simpatizo bastante por vários motivos - é natural e nada hiper-produzida-bimbalhona-siliconada-tipo-casa-dos-segredos-blhack como se vêem outras por aí, é boa actriz e engraçada, é gira que se farta, adora animais <3 e tem um blogue acabadinho de estrear. É a Jessica Athayde e como tem também uma cara redondinha (apesar de ser uma elegância - inbeja!) e um cabelão exemplar entra aqui na nossa lista:

Jessy com o seu novo cabelo vermelho bem tendência, comprido, escadeado à frente e com caracóis suaves a partir das maçãs do rosto - cumprindo as regras portanto!

2 comentários:

  1. Hmmm, obrigado pelos teus conhecimentos, são sempre bem-vindos conselhos a nivel de cabelos e afins :P

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehehe são muitos anos disto minha querida ;) obrigada eu, por passares por cá e leres! beijinhos

      Eliminar