segunda-feira, 4 de novembro de 2013

querido diário







O fim-de-semana foi uma miséria alimentar. Era tudo demasiado bom e estava ali ao meu alcance. Escrevi tudo o que comi no meu caderninho, mas nem vou colocar aqui para não pensares que sou um caso perdido. Adianto apenas que incluiu tapas e vinho tinto e ainda um gin tónico na noite de Sexta-feira, o melhor bolo do caco do mundo, bacalhau gratinado e pudim de maracujá no Sábado, chocolate e pão de alho no Domingo. 
Mas também teve coisas boas: no Sábado fiz uma aula de Sh'bam e outra de alongamentos que ainda agora me está a fazer doer as coxas - acho que me entusiasmei com a flexibilidade - e no Domingo fiz 55 minutos de RPM! Jantei sopa (e mais uns aditivos) no Sábado e no Domingo, bebi bastante chá de limão com gengibre e, sobretudo, namorei e ronhei muito. Foi um fim-de-semana para estar em casa a trocar mimos e soube deliciosamente bem.
Ao almoço de Domingo fiz uma receita óptima, de massa como estava a apetecer e com molho e tudo mas poucas calorias. Fica aqui para dias futuros:

Ingredientes:
- penne (ou outra massa curta, idealmente integral) q.b.;
- 4 fatias grandes de salmão fumado;
- 200 gramas de cogumelos frescos laminados;
- 1 punhado de queijo forte cortado em cubinhos (usei queijo da Ilha);
- Leite magro q.b.;
- Sal, pimenta, azeite e maizena q.b.;
- Dente de alho;
- Mangericão em folhas frescas (tirado do vasinho que está lá em casa, mas sabes diário, está a ficar com um ar um pouco defunto apesar de eu o regar e tudo...acho que ele não gosta que se tirem as suas folhas para comer!)

Preparação:
Num tacho, colocar a massa a cozer em água e sal.
Entretanto, preparar o molho: numa liquidificadora, bata duas fatias de salmão fumado com leite magro e uma colher de sopa de maizena. Ponha o preparado numa tacinha e tempere com sal e pimenta (rosa ou mistura de pimentas).
Quando a massa estiver al dente (suave por fora e um bocadinho crocante por dentro), retirar do lume, escorrer e reservar.
Numa frigideira, saltear num fio de azeite o resto do salmão cortado em tiras, os cogumelos cortados em bocados médios/grandes, o alho e o queijo. O motivo de o queijo ser forte é poder usar pouco, para diminuir as calorias, e ainda assim sentir o sabor muito presente! Quando tudo alourar, juntar a massa e o molho, envolver e deixar apurar. 
Rectificar os temperos e servir, colocando por cima folhas frescas de magericão.

Voilá, uma massa do tipo "comida de conforto", com molho branco e tudo, mas sem resquícios de natas ou grandes gorduras!



Hoje vim para o trabalho contrariada como tudo, depois do meu fim-de-semana relax que devia ter sido multado por excesso de velocidade. Mas olha, diário, parecendo que não já é hora de almoço e a coisa vai-se dando!

Até amanhã,

Nut-ella

PS - Eu quando era adolescente e mesmo uns anos antes tinha um diário com cadeado e chave (importantíssimo!), que tratava mesmo assim por "querido diário". Vocês também? Um clássico.

12 comentários:

  1. Eu nunca tive!
    O meu fim de semana também foi pouco light, mas cometi esses pecadinhos sem remorsos.
    Sábado fiz leite creme, comi uma tacinha, a noite pizza de atum, claro que comi duas fatias grandes o restante dia foi normal.
    Domingo fiz bacalhau lascado com grelos e broa com batata a murro que adoro, claro que comi mais da conta, fiz bolo de maca e foram duas fatias,fiz doce de chuchu e provei, a noite caldo verde(para o creme metade batata e chuchu) comi uma malga.
    Como vês o meu também foi de asneiras, mas agora vamos seguir em frente e continuar focadas :)
    Boa semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os fins-de-semana são feitos para descontrair um bocadinho em todos os sentidos, não é? :) felizmente é também a altura em que mais me apetece fazer exercício. Enquanto for assim e as semanas forem mais certinhas, conseguiremos ter sucesso!

      Eliminar
    2. Eu tive vários diários desse tipo... lol
      bjs

      Eliminar
    3. Hehehe umas verdadeiras menininhas :) Eu tive um primeiro com chave e depois mais velhinha tive vários cadernos em que ia escrevendo o que me ia na alma e coisas que se iam passando na minha vida. Há tempos encontrei um, do tempo da faculdade, pus-me a lê-lo e até mostrei as melhores partes ao meu marido, fartámo-nos de rir...preciosidades que ali estão :) é giro manter essas coisas.

      Eliminar
  2. Ainda hoje temos, não tem cadeado e chamamos-lhe blog!!!!!!!!
    O meu fim de semana foi pouco calórico, mas em contrapartida não me mexo. Nem corrida, nem caminhada, nem elíptica. Absolutamente NADA!

    Beijinhos, sweet

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sweet, é verdade ;) mexer é bom para enrijecer e gastar calorias extra mas o principal segredo da perda de peso é o controle alimentar, por isso estás de parabéns! eu ainda não consegui totalmente. agora é só adicionar umas mexidinhas e ver cada vez mais resultados...

      Eliminar
  3. Beeem essa massinha deve ser uma deliciaaa :)))

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. bem o prato ficou com optimo aspecto :)

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O prato da imagem não é o meu, é uma imagem de uma receita semelhante tirada da net porque me esqueci de tirar foto ao prato hehehe mas estava com tão bom ou melhor aspecto, garanto ;)

      Eliminar
  5. Ui, hoje nem penso em dietas. Hoje vou pecar forte e feio. :D

    Belo prato!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem, o fim-de-semana é mesmo para aproveitar! Já eu que só fiz asneirada a semana toda, vou fazer um detox de gordices :)

      Eliminar