terça-feira, 7 de maio de 2013

supimpa!


O jantar de ontem foi improvisado e estava tão bom que decidi partilhar aqui com vocês! Olha a modéstia ;)

Beringela recheada com legumes

Como sabem, se têm vindo a seguir o blog, eu sou grande fã de comida vegetariana (embora infelizmente não seja capaz de abdicar das carnes brancas e do peixe, mas carne vermelha já não entra no meu menu), pelo que ontem tive esta ideia para a beringela que morava lá no frigorífico há uma semana e estava a pedir para ser consumida. Decidi fazê-la recheada com legumes. Fez sucesso :)

Fica a receita!

INGREDIENTES (2 pessoas):

- 1 beringela inteira
- 1 cebola roxa
- 10 tomates cherry
- 1/2 pacote de folhas de espinafre
- mozzarella ralada q.b.
- sal e pimenta q.b.
- azeite q.b.

PREPARAÇÃO:

Cortar a beringela ao meio, transversalmente. Retirar-lhe a polpa e reservar. Cortar em pedacinhos a polpa da beringela e os tomates cherry e em rodelas fininhas a cebola roxa. Saltear a cebola roxa num fio de azeite e um pouquinho de água e quando começar a ficar transparente e mole, juntar os restantes legumes: tomates,  beringela e folhas de espinafre. Temperar com sal e pimenta. Deixar cozinhar e, entretanto, ligar o forno bem quente, a 250º. No final da cozedura dos legumes, acrescentar uma colher de sopa de mozzarella ralada ao preparado e envolver.

Colocar metade de cada recheio nas cascas de beringela que separou e, por cima 1 colher de sopa de mozzarella ralado em cada uma. Levar ao forno a gratinar e retirar quando o queijo estiver derretido. Servir acompanhado de salada verde e arroz integral, opcionalmente.

Et voilá, bom apetite!

No assunto peso, a balança anda a gozar comigo. Tenho feito tudo direitinho, resistido e praticado imenso autocontrolo, mas o emagrecimento vai a velocidade de tartaruga! Hoje, 80,0. Ver se é desta que saio da dezena dos 80, que nunca mais quero ver!

12 comentários:

  1. Nunca fui grande fã de beringela mas que tem bom aspecto tem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também se pode fazer com courgette, abóbora ou outro legume que dê para rechear ;) mas beringela continua a ser o meu preferido...

      Eliminar
  2. Também costumo fazer um prato parecido, mas junto-lhe frango cozido desfiado, e a mozzarella é a cobrir. Mas é muito bom! Boa escolha!

    Beijinhos,
    Sweet

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sweet, com frango também fica muito bom :) Aqui a mozzarella é a cobrir da mesma maneira, mas além disso dou-lhe um toque no recheio, porque sou uma "queijeira" e a mozzarella não é um queijo muito gordo - descansei quando vi que uma colher de sopa só tinha 20 e tal calorias. hehe

      Eliminar
  3. Só de ter conseguido abolir a carne vermelha, já acho uma grande coisa!!! Parabéns, lindo prato!!! M bjo e sucesso na balança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rachel :) Isso das carnes vermelhas para mim não é grande sacrifício, pois além das vantagens em termos de saúde, é uma questão muito pessoal de amor aos animais e vergonha pela forma como eles são tratados em Portugal (sim, eu sei que só não como mamíferos, mas é um princípio, bolas!), pelo que não me custou particularmente deixar. Volte sempre!

      Eliminar
  4. Olá :)!
    Descobri o teu blog agora por acaso e gostei muito...desejo-te toda a forca do mundo...acredita que sei bem do que falas em alguns dos teus desabafos aqui no blog...eu, como já disse no meu blog também já fui aquela "menina que ficava ainda mais gira com uns quilinhos a menos"...
    Bem, isto para dizer que agora, 20kg a menos sou exactamente a mesma pessoa...
    Gira ou feia...lol...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tixa! Ainda bem que gostaste do blog, obrigada :) Volta sempre! E parabéns por essa vitória, 20 quilos uau!

      Eliminar
  5. Força, muita força nut-ellinha*
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida! Não anda muito fácil, mas lá chegaremos :)

      Eliminar