quinta-feira, 30 de maio de 2013

Os "plateaus"...


Quem nunca pecou que atire a primeira pedra!! Pois é, eu pequei e bem. À fartazana mesmo. Desgraçadamente, sem que nada o fizesse prever, pois os primeiros 8 quilos foram relativamente simples de perder (era só manter a alimentação saudável e eles lá iam derretendo, o que por sua vez motivava a continuação da alimentação saudável), a seguir à Páscoa atingi aquilo a que se chama um plateau na dieta e no peso. 

Os plateaus são o motivo mais frequente para as pessoas desistirem de perder peso. Depois de algum peso perdido (normalmente o que habita no nosso corpo há menos tempo, sendo por isso mais fácil de eliminar), a perda cessa bruscamente sem motivo aparente. Isto é muito frustrante e desmotivante.

Parece que o nosso corpo se habituou à nossa nova alimentação e a considera o suficiente para manter o peso que se tem e não perder. Tentei vários métodos para quebrar isto durante o mês de Abril, fazer mais exercício, comer hidratos só até às 15:00, enfim, vários truques para tentar acelerar novamente o metabolismo...e nada. 80. Não saía da cepa torta. Depois veio Maio e Maio para mim é um mês muito feliz, com aniversários e eventos muito importantes que acarretam uma data de calorias extra, claro. Nessas datas são proibidas privações...Asneira leva a asneira, enfim, já sabem esta história toda! O fim-de-semana passado fui de escapadinha romântica com Mon Chéri e não me privei de nada, novamente. Resultado: Segunda-feira de manhã a balança acusava uns belos 82 quilos. Disse basta e decidi voltar em força à minha missão. Não encaro isto como uma derrota, mas sim como uma precisada "pausa". Aliás, tanto foi uma pausa que mandei abaixo esta semana o que ganhei em Maio e mais um pouco: hoje a balança mostrou-me uns belos 79,8 quilos! Ainda não vou celebrar a descida dos 80 porque é uma diferença pequenina e posso-me desiludir...Quando estiver nos 79,5 festejarei ;)

Entretanto venho partilhar convosco um facto curioso: nesta semana em que eliminei os 2 quilos e picos, além de jantar sempre sopa e gelatina light/iogurte, não tenho comido fruta. Não é por nada de especial, senão por pura preguiça de ir às compras! Fiquei sem fruta em casa e ainda não tive paciência de repor o stock. Então tenho trazido para o trabalho em vez da frutinha cenouras cruas e palitos de aipo, que muito bem me sabem. Será que isto tem influência na perda de peso mais rápido? Há nutricionistas que defendem que sim. Na dieta da nutricionista Ágata Roquette não se come fruta nas primeiras duas semanas...tentada a experimentar depois dos resultados desta semana!

Deixo-vos com os 6 melhores remédios naturais, que tento sempre aplicar na minha vida:


2 comentários:

  1. Mesmo que não festejes teres saído da casa dos 80, podes celebrar o facto de teres a capacidade de perceber o que se estava a passar e tomares a decisão mais saudável para ti! Só isso já é um grande motivo para ficares feliz.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Betterme! Obrigada :) Pois é, e estou feliz! Se tudo correr bem (e até ver o dia vai exemplar) amanhã já posso celebrar convosco! Beijinhos

      Eliminar