sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ah, é verdade!

Amanhã tenho um casamento e por isso não há como escapar a um dia (vá, meio dia, já que felizmente agora os casamentos são mais à tarde! Mas meio dia que valerá por um, já o sei...) de asneira.

Quem resiste? Eu sei que não.


Por isso mesmo, vim partilhar convosco alguns truques que tento seguir para não engordar (já que emagrecer não dá...) neste tipo de eventos.

1 - Não ir em jejum nem esfomeada. Sim, já sei que vou abusar, mas não é por isso que vou andar todo o dia em restrição, isso só me levaria a chegar à festa cheia de fome e com vontade de devorar tudo. Comer normalmente ao pequeno-almoço e ao almoço, comer uma gelatina, sopa ou um iogurte antes de sair para a festa e chegar ao local sem fome é importantíssimo.

2 - Água, água, água! Beber muita água antes e durante a festa, por vários motivos: sacia, hidrata e evita abusar do álcool. Ao jantar, alternar vinho com água.

3 - Estabelecer o limite e mantê-lo bem presente. Uma sugestão para casamentos é: 4 aperitivos pequenos, a refeição principal sem repetir os pratos e um pratinho de sobremesa com doces/fruta. Nestas datas permito-me comer o que mais gosto, mas controlando a quantidade de doces através do prato! É proibido repetir :)

4 - O ideal seria evitar de todo o álcool, mas para quem gosta e raramente bebe (como eu) é muito difícil resistir. Então, a regra é esta: 1 aperitivo no cocktail, 2 copos de vinho ao jantar, 1 taça de champanhe e duas bebidas à escolha na festa (supondo que fica até de madrugada). Sempre alternando com água. O álcool, além de ser muito calórico e não saciar, pois não tem nutrientes, é também um desinibidor e quando se abusa é meio caminho andado para mandar "as regras" às urtigas!

5 - Ir vestida com algo que gostemos e nos favoreça, para nos sentirmos bonitas e pensarmos mil vezes antes de estragar tudo! Se já tiver perdido algum peso, procurar os espelhos e pensar que se está muito melhor do que há uns tempos atrás também ajuda a manter o foco e não deitar tudo a perder.

6 - Conversar e socializar longe da comida em vez de pairar à volta dos buffets de prato na mão - e como eu costumava fazer isto...aliás, o diabinho que vive dentro minha cabeça ainda quer fazer isto. Mas o anjinho que também lá está luta com ele e às vezes ganha...

7 - Dançar, dançar, dançar!! Levo sempre um par de sapatos extra (rasos...) para dançar durante horas, é muito divertido e queima as calorias a mais que se acabaram de ingerir!

8 - No dia seguinte, take it easy. Desintoxicar o organismo com saladinhas, grelhados e, mais uma vez, muuuuuuuuita água.

Ficam as dicas!

Bom fim-de-semana a tod@s

POST EDIT: E não esqueço o meu amigo Alli, embora apenas funcione para as gorduras (para quando um que impeça a absorção de açúcares, senhores da ciência?), sempre dá uma ajuda nos dias de abuso...

então hoje sim, celebremos...


79,3 kg!!

Woohoohooooo, 80 nunca mais!!

Tinha direito a mega-recompensa por ter baixado da casa dos 80, mas como fiz há duas semanas uma escova progressiva que ficou mesmo bem, estou com cabellon de Alessandra Ambrosio, pelo que considero essa pequena vaidade a minha recompensa under eighty.

Ale Ambrosio. Brasa.
Agora vamos trabalhar para ficarmos com tudo o resto igual à Alessandra Ambrosio!! haha...NOT. :)

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Os "plateaus"...


Quem nunca pecou que atire a primeira pedra!! Pois é, eu pequei e bem. À fartazana mesmo. Desgraçadamente, sem que nada o fizesse prever, pois os primeiros 8 quilos foram relativamente simples de perder (era só manter a alimentação saudável e eles lá iam derretendo, o que por sua vez motivava a continuação da alimentação saudável), a seguir à Páscoa atingi aquilo a que se chama um plateau na dieta e no peso. 

Os plateaus são o motivo mais frequente para as pessoas desistirem de perder peso. Depois de algum peso perdido (normalmente o que habita no nosso corpo há menos tempo, sendo por isso mais fácil de eliminar), a perda cessa bruscamente sem motivo aparente. Isto é muito frustrante e desmotivante.

Parece que o nosso corpo se habituou à nossa nova alimentação e a considera o suficiente para manter o peso que se tem e não perder. Tentei vários métodos para quebrar isto durante o mês de Abril, fazer mais exercício, comer hidratos só até às 15:00, enfim, vários truques para tentar acelerar novamente o metabolismo...e nada. 80. Não saía da cepa torta. Depois veio Maio e Maio para mim é um mês muito feliz, com aniversários e eventos muito importantes que acarretam uma data de calorias extra, claro. Nessas datas são proibidas privações...Asneira leva a asneira, enfim, já sabem esta história toda! O fim-de-semana passado fui de escapadinha romântica com Mon Chéri e não me privei de nada, novamente. Resultado: Segunda-feira de manhã a balança acusava uns belos 82 quilos. Disse basta e decidi voltar em força à minha missão. Não encaro isto como uma derrota, mas sim como uma precisada "pausa". Aliás, tanto foi uma pausa que mandei abaixo esta semana o que ganhei em Maio e mais um pouco: hoje a balança mostrou-me uns belos 79,8 quilos! Ainda não vou celebrar a descida dos 80 porque é uma diferença pequenina e posso-me desiludir...Quando estiver nos 79,5 festejarei ;)

Entretanto venho partilhar convosco um facto curioso: nesta semana em que eliminei os 2 quilos e picos, além de jantar sempre sopa e gelatina light/iogurte, não tenho comido fruta. Não é por nada de especial, senão por pura preguiça de ir às compras! Fiquei sem fruta em casa e ainda não tive paciência de repor o stock. Então tenho trazido para o trabalho em vez da frutinha cenouras cruas e palitos de aipo, que muito bem me sabem. Será que isto tem influência na perda de peso mais rápido? Há nutricionistas que defendem que sim. Na dieta da nutricionista Ágata Roquette não se come fruta nas primeiras duas semanas...tentada a experimentar depois dos resultados desta semana!

Deixo-vos com os 6 melhores remédios naturais, que tento sempre aplicar na minha vida:


quinta-feira, 16 de maio de 2013

trocas e baldrocas!


Bons dias a tod@s!

Nos últimos dias, e deparada com a dificuldade de quebrar a barreira dos 80 - que se mantém...80.0, 79.7, 80.3, não há maneira de sair disto :(, decidi fazer algumas alterações ao menu diário para ver se dou um choque ao corpinho e ele não se torna resistente à dieta! Pensei, pensei, pensei onde é que poderia reduzir mais, já que não quero tirar o pão do pequeno-almoço, ao almoço tenho as dificuldades que conhecem - como pratos do dia fora de casa, pelo que a escolha é limitada, mas tento que a minha opção seja de peixe e o menos engordativa possível -, ao jantar não podia fazer melhor do que sopa ou fruta com gelatina light e iogurte 3 vezes por semana e nas outras peixe ou carne de aves grelhada com legumes. Os snacks eram sempre de fruta, iogurte magro e/ou tostas light.

***************eu a congeminar uma solução***************pensei****************pensei*********fiz listas e pesquisei na net**********e, finalmente, cheguei a um entendimento comigo mesma, que importou as seguinte decisões:

1 - Deixei de comer margarina/manteiga, mesmo magra - corte nas gorduras e na tentação de comer "uma tostinha" antes de ir dormir, já que se a tosta for sem nada já não me apetece - sou muito fina ;)

2 - As tostas da lancheira passaram de 4 para 2 e são consumidas até às 15:30 horas;

3 - Diminuí a fruta de 3/4 peças por dia para 1/2, para tentar reduzir os açúcares. Na lancheira passei assim a trazer iogurte magro, triângulo de queijo magro, pacotinho de leite light, 2 tostas sem sal ou integrais, 1 só peça de fruta e..........CARRADAS de legumes! É sim, legumes tipo os das saladas e das sopas. Agora trago sempre palitos de aipo, uma cenoura e um rabanete grande! Digo-vos que a meio do dia snackar os legumes me sabe pela vida! O aipo então nham nham :) Uma pessoa precisa de chegar quase aos 30 anos para apreciar verdadeiramente os vegetais hahahah Digo-vos com sinceridade que saciam tanto ou mais que a fruta...e sempre têm menos açúcar.


Desejem-me sorte para quebrar o enguiço dos 80 que está pior que o enguiço dos 92 do Benfica lol, porque se desta não resulta não sei mais o que fazer...

Bisous!

terça-feira, 14 de maio de 2013

não, não quinei, é só que...

...ando absolutamente exausta.

Por favor, deixem-me dormir!


E já se sabe, picos de trabalho acabam com a dieta - são almoços a correr, são baixas de açúcar que resultam em bolos, é chegar a casa cheia de fome e não ter forças anímicas para fazer o jantar e encher-me de tostas com fiambre, é mandar vir uma pizza, enfim! Miséria. Não tenho emagrecido nada. Já não vou de certeza conseguir ter 70 quilos no verão - 10 quilos em 5 semanas não dá para mim e não é uma perda de peso saudável. Vou mudar o objectivo para 74 e esforçar-me por conseguir. Porquê 74? É o peso em que deixo de ser oficialmente obesa e passo à classe do excesso de peso, de acordo com o IMC. E isso já é qualquer coisa, certo?

Força para todos e para mim ;)

terça-feira, 7 de maio de 2013

supimpa!


O jantar de ontem foi improvisado e estava tão bom que decidi partilhar aqui com vocês! Olha a modéstia ;)

Beringela recheada com legumes

Como sabem, se têm vindo a seguir o blog, eu sou grande fã de comida vegetariana (embora infelizmente não seja capaz de abdicar das carnes brancas e do peixe, mas carne vermelha já não entra no meu menu), pelo que ontem tive esta ideia para a beringela que morava lá no frigorífico há uma semana e estava a pedir para ser consumida. Decidi fazê-la recheada com legumes. Fez sucesso :)

Fica a receita!

INGREDIENTES (2 pessoas):

- 1 beringela inteira
- 1 cebola roxa
- 10 tomates cherry
- 1/2 pacote de folhas de espinafre
- mozzarella ralada q.b.
- sal e pimenta q.b.
- azeite q.b.

PREPARAÇÃO:

Cortar a beringela ao meio, transversalmente. Retirar-lhe a polpa e reservar. Cortar em pedacinhos a polpa da beringela e os tomates cherry e em rodelas fininhas a cebola roxa. Saltear a cebola roxa num fio de azeite e um pouquinho de água e quando começar a ficar transparente e mole, juntar os restantes legumes: tomates,  beringela e folhas de espinafre. Temperar com sal e pimenta. Deixar cozinhar e, entretanto, ligar o forno bem quente, a 250º. No final da cozedura dos legumes, acrescentar uma colher de sopa de mozzarella ralada ao preparado e envolver.

Colocar metade de cada recheio nas cascas de beringela que separou e, por cima 1 colher de sopa de mozzarella ralado em cada uma. Levar ao forno a gratinar e retirar quando o queijo estiver derretido. Servir acompanhado de salada verde e arroz integral, opcionalmente.

Et voilá, bom apetite!

No assunto peso, a balança anda a gozar comigo. Tenho feito tudo direitinho, resistido e praticado imenso autocontrolo, mas o emagrecimento vai a velocidade de tartaruga! Hoje, 80,0. Ver se é desta que saio da dezena dos 80, que nunca mais quero ver!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

almoço

Hoje compromissos profissionais levaram-me até ao Chiado - olhem que chatice ;) Aproveitei a hora de almoço para bater perna e ver umas lojas, em vez de perder tempo que poderia perfeitamente ser utilizado em compras, como foi sentada num restaurante. Isto significou que o almoço teria que ser: 1) Portátil; 2) Saudável. Coisas que nem sempre se combinam bem, como sabemos! Já tinha ouvido falar na Liquid e lido sobre ela em alguns blogs, pelo que, doidinha da comida saudável que sou, andava ansiosa por experimentar os famosos sumos e smoothies feitos de fruta e vegetais, saciantes e super saudáveis que por lá se fazem. Ainda não tinha tido oportunidade - foi hoje! Há que dizer que eu ia cheia de fome, pois os referidos compromissos profissionais não me permitiram comer o meu lanchinho da manhã (vá lá que consegui beber em 5 segundos o iogurte líquido que levei). Cheguei lá e disse à menina, que era muito atenciosa, que queria um sumo que fosse almoço. Ela apresentou-me a carta dos sumos que servem como refeições, mais consistentes que os outros. Escolhi o que tinha o nome mais bonito:" Smoothie verde que faz brilhar"!Um smoothie verde, como o nome indica, composto por maçã, pêra, banana, espinafres, aipo e...outro legume que me esqueci :) Bem, foram 500 ml de delícia, era óptimo, docinho e consistente! Bebi-o foi num instante, esfomeada que estava...

O próprio nham nham
Aproveitei ainda para recolher algumas informações sobre os planos Detox Liquid, que eles fazem. São programas de três dias em que só se bebem sumos e smoothies, complementados pela eventual sopa ao jantar. Existe um plano chamado Detox Liquid Slim, que favorece a perda de peso. Vou enviar-lhes um e-mail para me informar acerca do funcionamento do programa e depois logo vos conto.

É verdade que o smoothie era saciante e se tivesse comido decentemente a meio da manhã teria ficado composta e não sentiria necessidade de trincar mais nada. Mas como não foi assim, e ia voltar para o trabalho da parte da tarde, necessitando de levar um lanche, comprei um wrap vegetariano na Go Natural, dei-lhe duas trincas ao almoço (e aí sim, fiquei composta) e comi o resto agora ao lanche.

Mais sobre a Liquid, a quem possa interessar, aqui.

Quanto ao peso, não estou muito animada. Apesar de andar a fazer tudo certinho (exercício e tudo! Juro!), há uns três dias que não emagreço, estou num impasse de peso. As medidas, por outro lado, desceram, o que já anotei aqui ao lado e é muito bom...parece que é à vez, uma semana perco peso, noutra volume, enfim. Falhei a minha meta de 79,5 Kg para hoje, o que me aborrece. Têm alguma sugestão para quebrar o impasse?

Noutro registo, hoje tenho um jantar de anos num restaurante italiano - ideal para a dieta portanto. Os menus são pré-definidos, havendo algumas escolhas entre 3 pizzas diferentes 3 pratos de pasta e 2 gratinados (lasanhas). Qual será o menos calórico e, naturalmente, o que devo escolher? Estou inclinada para as pastas, mas depois há o molho...Gratinados nem pensar...E se escolhesse pizza, se tiver massa fininha e não comer a massa toda? HELP!!

Um lindo e solarengo fim-de-semana para todos!